A Comissão lançou hoje A Cultura Move a Europa, o seu novo regime de mobilidade permanente para artistas e profissionais da cultura, bem como um primeiro convite à apresentação de propostas de mobilidade individual. Beneficiando de um orçamento total de 21 milhões de EUR ao abrigo do programa Europa Criativa para um período de três anos (2022-2025), A Cultura Move a Europa torna-se o maior regime europeu de mobilidade para artistas e profissionais da cultura destinado a todos os países e setores abrangidos pela vertente Cultura do programa Europa Criativa.
O primeiro convite está aberto de 10 de outubro de 2022 a 31 de maio de 2023 e destina-se a artistas e profissionais da cultura que trabalham nos seguintes setores: arquitetura, património cultural, design, design de moda, tradução literária, música, artes visuais e artes do espetáculo dos países participantes no programa Europa Criativa e que viajem para outro país do programa Europa Criativa, por um período de sete a 60 dias, no caso de artistas individuais, e de sete a 21 dias em caso de grupos de pessoas (duas a cinco pessoas).
A Cultura Move a Europa dá assim resposta às necessidades prementes dos setores culturais e criativos em termos de oportunidades de mobilidade inclusiva e sustentável, com uma atenção reforçada aos artistas emergentes. Mais informação aqui ou no Website da iniciativa.