A Comissão publica hoje um convite à apresentação de propostas no valor de 9 milhões de euros para apoiar a produção de conteúdos informativos de toda a Europa sobre assuntos da atualidade, especialmente dirigidos aos jovens europeus. Na sequência de dois convites-piloto em 2020 e 2021, este terceiro convite aumenta significativamente o apoio da UE ao jornalismo transfronteiras e solicita propostas de consórcios que reúnam pelo menos cinco organizações de, pelo menos, cinco Estados-Membros da UE.
O objetivo consiste em dotar os jovens europeus da capacidade para comparar perspetivas de toda a Europa, envolvê-los através de conteúdos atraentes apresentando múltiplos pontos de vista em diferentes línguas europeias e aumentar a participação democrática dos jovens de diferentes grupos sociais, linguísticos e etários. Esta iniciativa inscreve-se nos esforços envidados para aumentar e diversificar as fontes de financiamento a nível europeu a fim de apoiar o jornalismo transfronteiras e desenvolver novos formatos inovadores, respeitando plenamente a independência editorial.
As organizações de comunicação social e as organizações sem fins lucrativos interessadas podem encontrar aqui os critérios de elegibilidade e apresentar as suas propostas até 24 de outubro de 2022. Estão atualmente disponíveis aqui mais oportunidades de financiamento para os meios de informação, tendo sido apresentada uma panorâmica dessas oportunidades durante um webinário, cujas gravações estarão disponíveis aqui.