A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) promoveu esta semana um encontro dedicado à discussão da Estratégia Regional para o pós-2020, envolvendo os mais variados atores económicos e sociais da região.
A reflexão estratégica sobre o futuro de Portugal no médio e longo prazo é um exercício da maior importância, que o Governo está a realizar de forma abrangente, visando que esta discussão se reflita nos grandes objetivos para o país, bem como na orientação das políticas públicas que para eles concorrem.
Através de audições e consultas públicas, iniciou-se a preparação do próximo período de programação dos fundos da União Europeia no Algarve, que deverá respeitar os objetivos e opções que venham a ser definidos na estratégia para o país.
Neste contexto, além da sessão de participação pública dirigida ás entidades que integram os órgãos consultivos da região, estão programadas três SESSÕES ABERTAS AO PÚBLICO, sempre pelas 14 horas, de acordo com a seguinte calendarização:
- 18 de abril – Vila Real de Santo António (Centro Cultural António Aleixo)
- 2 de maio – Loulé (Convento do Espírito Santo)
- 9 de maio – Portimão (TEMPO – Teatro Municipal de Portimão)
Pretende-se com estas sessões promover a participação cidadã no processo de construção de uma estratégia, que se deseja partilhada e que contemple a discussão dos grandes desígnios e desafios regionais para a próxima década.
Por outro lado, a CCDR Algarve criou um espaço no seu sítio na Internet onde cada cidadão ou instituição pode consultar os vários documentos de reflexão e submeter os seus contributos - www.ccdr-alg.pt/algarve2030.