Chefs do projeto SlowMed irão representar Portugal no Encontro Internacional que decorrerá entre 26 e 30 de outubro de 2014, na Biblioteca de Alexandria, no Egito. A escolha das receitas centrou-se na Dieta Mediterrânica: “Cataplana de Pintada com Batata-doce de Aljezur e Mexilhão” e “Polvo de Santa Luzia com Xarém de Amêijoa Branca e espinafre salteado”.
O Local Working Groups (LWG) Português, do projeto SlowMed, integra quatro chefs: Adérito Almeida e Abílio Guerreiro, da EHTA; Margarida Vargues e Pedro Beleza, com a consultoria do chef José Niza, da Tertúlia Algarvia; integra também quatro cineastas: Jorge Mestre Simão, do CIAC-UAlg; Fúlvia de Almeida, Ana Medeira e Rodrigo Cartegiano; a nutricionista Catarina Vasconcelos e Susana Rosa especialista em comunicação e alimentação.
O Projeto SlowMed, apoiado pelo programa ENPI CBC-MED, tem como objetivos consagrar a Dieta Mediterrânica como um estilo de vida saudável e o Slow Food como uma forma de diálogo cultural entre os povos do mediterrâneo, visando incentivar a preservação e a conservação do património gastronómico, cultural e artístico do Mediterrâneo; promover o reconhecimento da gastronomia como uma forma de expressão cultural e artística e de aproximação entre os povos do mediterrânico; e estimular a cooperação económica, cultural e institucional no campo da Dieta, Cultura e Arte Mediterrânica.
As seis equipas nacionais LWG vão reunir-se durante quatro dias para aprofundar o trabalho que está a ser realizado em Portugal, no Egito, em Espanha, na Itália, Palestina e Líbano e para delinear em conjunto as próximas etapas da cooperação internacional. Durante estes dias, irão ser apresentados aos participantes os pratos que o LWG português considerou mais representativos da gastronomia mediterrânica, no Algarve, num exercício gastronómico de simbiose entre a tradição e a inovação.
Os trabalhos do LWG Português podem ser acompanhados através do site da Associação In loco, a parceira nacional do Projeto SlowMed.