Trata-se do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, que estará unicamente acessível a parcerias público - privadas e apenas a projectos centrados nas áreas menos povoadas da região.

O programa destina-se a parcerias entre empresas, associações empresariais, municípios e instituições de ensino, designadamente, pretendendo estimular “iniciativas orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade (AIBT) que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território”, dando como exemplo os recursos naturais, o património histórico e os saberes tradicionais.

De acordo com as regras estabelecidas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o limite máximo de investimento elegível por projecto estabelecido para o Algarve para as Acções Preparatórias é de 50 mil euros, sendo a taxa de co-financiamento de 65%. A primeira fase do concurso está aberta até 11 de Julho.

O seminário de apresentação irá decorrer em Loulé, na sala da Assembleia Municipal, na segunda-feira, dia 16 de Junho a partir das 14 horas. O programa e inscrições estão disponíveis Online.

Recorde-se que no anterior QCA 2000-2006 a baixa densidade e o Interior do Algarve beneficiaram de significativos investimentos comunitários no âmbito do Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve do PROAlgarve.

2008-06-09