O encerramento do evento decorre no dia 7 de Dezembro em Faro e estão previstas as presenças do Ministro do Ambiente de Portugal, Francisco Nunes Correia e da sua homóloga de Espanha, a Ministra Cristina Narbona Ruiz.

O evento contará com mais de 400 participantes, cerca de duas centenas de comunicações especializadas, entre elas, sete intervenções apresentadas por técnicos da CCDR Algarve. Trata-se de um forum de debate que pretende reflectir os aspectos multifacetados da gestão da água e da sua relação com a gestão do território (paisagens, aspectos institucionais, participação e comunicação social, saúde pública, inovação e tecnologia, desenvolvimento económico). Os debates incidirão de um modo especial sobre a gestão das principais bacias lusos-espanholas e sobre a gestão da água nas regiões em vias de desenvolvimento.

Depois dos Congressos já realizados em Saragoça (1998), Porto (2000), Sevilha (2002) e Tortosa (2004), para além dos encontros específicos sobre bacias partilhadas realizados em Badajoz (sobre o Guadiana), Melgaço (sobre o Minho) e Zamora (sobre o Douro), este V Congresso a realizar em Faro tem como preocupação dominante a revisão dos planos das bacias hidrográficas ibéricas e, de um modo especial, a revisão da Convenção de Albufeira, que regula o uso partilhado dos principais rios luso-espanhóis (Minho, Douro, Tejo e Guadiana).

São co-organizadores do evento a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a empresa Águas do Algarve e a Agencia Andaluza del Agua. Programa e outros detalhes estão disponíveis em www.ualg.pt/5cigpa
2006-11-22