A Comissão Europeia adotou uma série de programas de cooperação transfronteiriça, no montante total de mil milhões de euros, em apoio ao desenvolvimento económico e social das regiões de ambos os lados das fronteiras externas da UE.
Este tipo de cooperação transfronteiras constitui um elemento importante da política de vizinhança da UE. Irá dar prioridade aos projetos que apoiam o desenvolvimento sustentável ao longo das fronteiras externas da UE, reduzindo assim as discrepâncias entre padrões de vida e dando resposta aos desafios comuns dos dois lados dessas fronteiras. Por exemplo no projeto «Clean River» entre a Roménia e a Ucrânia – num valor de 3,8 milhões de euros – a cooperação transfronteiras ao abrigo do IEV contribuirá para preservar o valor ecológico da bacia do Rio Danúbio, reforçando a cooperação no domínio da prevenção das catástrofes de origem humana.
O novo pacote financiará projetos em 27 países e o financiamento provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Instrumento Europeu de Vizinhança (IEV).
Fonte: http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20160107_ue_reforca_cooperacao_fronteirica_pt.htm.