Notícias

Aproximar os cidadãos da UE: Comissão lança campanha «Europe in My Region»

A Comissão Europeia lança hoje a primeira campanha «Europe in My Region» para incentivar os cidadãos a descobrirem e aprenderem mais sobre os projetos financiados pela UE em toda a Europa.

Organizada pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão,  a campanha «Europe in My Region» terá lugar de 29 de abril a 11 de junho em 23 países da UE, envolvendo cerca de 1 200 eventos que deverão contar com a presença de milhares de cidadãos.

A campanha «Europe in My Region» é organizada em torno de quatro iniciativas distintas: as jornadas de portas abertas de projetos da UE, uma caça ao tesouro, um concurso de fotografia e uma campanha de blogues. Todas estas atividades destinam-se a incentivar os cidadãos a visitarem projetos financiados pela UE, partilhando ao mesmo tempo imagens e experiências através das redes sociais.

Durante todo o mês de maio, os beneficiários de fundos da UE apresentarão os seus projetos aos cidadãos durante as jornadas de portas abertas de projetos da UE e um mapa em linha ajudará a localizar geograficamente os projetos que aderiram a esta iniciativa. Entretanto, os cidadãos serão convidados a participar numa caça ao tesouro organizada por 18 países e um total de 45 regiões: os participantes terão de encontrar pistas escondidas em alguns projetos cofinanciados e responder a um questionário em linha.

A 5.ª edição do concurso de fotografia no Facebook (2 de maio a 28 de agosto) visa celebrar os projetos que estão verdadeiramente a fazer a diferença nas comunidades locais: para participarem no concurso, os cidadãos terão de tirar uma fotografia a um projeto que receba financiamento da UE, com uma placa ou um cartaz com as informações de financiamento e a bandeira da UE algures na imagem. Três vencedores terão a oportunidade de ganhar um curso de fotografia com um fotógrafo profissional e uma viagem a Bruxelas.

Mais de 20 países da UE participarão nas jornadas de portas abertas de projetos da UE: durante todo o mês de maio, os beneficiários de projetos cofinanciados pela UE apresentarão com orgulho as suas realizações aos cidadãos. Consulte o mapa interativo de eventos para descobrir onde e quando poderá obter mais informações sobre os projetos no seu país.

Paralelamente às atividades das jornadas de portas abertas de projetos da UE, poderá participar numa caça ao tesouro, ao longo da qual deverá encontrar pistas escondidas em toda a Europa e responder a um questionário em linha. Poderá habilitar-se a ganhar uma viagem a uma capital europeia.

Saiba mais sobre o programa da actividade Visita à Plataforma Solar e Caça ao Tesouro,  dia 2 de maio, em Martim Longo ou consulte a programação de «Maio, mês da Europa no Algarve».