Trata-se do novo Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE), regulado pela Lei n.º 10/2009, que possibilita a dedução à colecta do IRC de despesas de investigação e desenvolvimento, abrangendo as despesas associadas com pessoal, aquisições de imobilizado, despesas de funcionamento e despesas com patentes. O SIFIDE tem efeitos entre os anos fiscais de 2006 a 2010.

O Sistema destina-se a apoiar a competitividade das empresas em Portugal, facilitando condições para o investimento privado em I&D.

O orador convidado para a Sessão é Carlos Corsino da Silva, Mestre em Engenharia Industrial, licenciado em Engenharia Mecânica e dispõe de experiência acumulada de mais de dez anos, designadamente como gestor de projectos de idi entre empresas e universidades, constituição de consórcios e negociação de propriedade intelectual. Actualmente, é Director de IDI da Sensu, Lda, consultor independente em estratégias empresariais e professor de inovação.

A sessão é organizada pelo Enterprise Europe Network, sediado na CCDR Algarve, em parceria com o CRIA.

Recorde-se que nos últimos dois anos a Rede Enterprise Europe Network realizou diversas iniciativas deste tipo para divulgar fontes de financiamento e instrumentos de apoio à inovação e investigação empresarial .

Os interessados na Sessão devem inscrever-se até ao próximo dia 4 de Dezembro. Para mais informações poderão contactar com o Dr. Paulo Bota, através do telefone 289 895 270.

2009-11-16