A partir de 2007, a crise financeira internacional veio evidenciar o facto de algumas das políticas de desenvolvimento regional não terem ainda atingido os objectivos desejados. Verificou-se, em demasiados casos, um aprofundamento das diferenças de competitividade entre regiões, tendo esta desigualdade contribuído para o agravamento da situação económica na Europa. 

Esta realidade económica está a evoluir mais rapidamente do que a realidade política, como ficou patente com o impacto mundial da crise financeira. A crescente interdependência económica exige uma resposta célere e determinada a nível político. Nos últimos dois anos, milhões de pessoas perderam o seu emprego. 

A estratégia Europa 2020 é um plano de dez anos da União Europeia a favor do crescimento. Esta estratégia visa não só a saída da crise mas também a revisão do nosso modelo de crescimento e a criação das condições necessárias para obter um tipo diferente de crescimento: um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo. A estratégia de desenvolvimento regional das regiões, para o próximo período de programação 2014-2020, terá que estar enquadrada nos objectivos definidos pela Estratégia 2020. 

Na abertura da sessão debate, para além do Presidente da CCDR Algarve, Eng.º David Santos, estará o Presidente da C.M. Faro, Eng.º Macário Correia; o Reitor da Universidade do Algarve, Prof. João Guerreiro e a representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Dr.ª Teresa Coutinho, sucedendo o painel sobre Inovação e Emprego com o Dr. Carlos Lajas da Agência de Inovação e o Dr. Carlos Baía, Diretor Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional. 

Na segunda parte da sessão-debate, farão parte de uma mesa redonda, com a moderação da jornalista Elisabete Rodrigues, o Coordenador do Observatório do QREN, Dr. Paulo Areosa Feio, o Consultor Dr. Oliveira das Neves e as eurodeputadas Dr.ª Ana Gomes e a Dr.ª Marisa Matias. 

Programa e inscrições (gratuitas)

2012-10-03