Na sequência de um pedido do Governo ucraniano relativo a equipamento médico, equipamento de proteção e equipamento de proteção especializado contra riscos para a saúde pública, tais como ameaças nucleares, radiológicas, biológicas ou químicas, a Comissão Europeia mobilizou as suas novas reservas de emergência rescEU.

O equipamento fornecido pela UE inclui 300 000 fatos de proteção especializados, 5 600 litros de descontaminantes e 850 unidades de equipamento para operações de descontaminação. Uma vez que os hospitais ucranianos necessitam urgentemente de equipamento médico, a UE doa também monitores de vigilância, bombas de infusão e ventiladores, bem como equipamento de proteção para o pessoal médico, como máscaras e batas.

Esta assistência, num montante total de 11,3 milhões de EUR, será prestada à Ucrânia a partir de reservas de segurança da UE situadas na Roménia, Hungria, Suécia, Alemanha, Grécia e Dinamarca.  Segundo o Comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, “A guerra injustificada da Rússia e os ataques a instalações de cuidados de saúde causaram grande pressão sobre os sistemas de saúde ucranianos. Nos últimos quatro meses, trabalhámos 24 horas por dia para garantir uma resposta rápida da União”.

Mais informações no comunicado de imprensa.

Notícias
2022-06-27