No passado sábado, dia 25 de março celebraram-se, em Roma, os 60 anos da assinatura dos Tratados que instituíram atual União Europeia.
Na véspera, dia 24, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve, com o apoio das redes europeias, Europe Direct Algarve e Centro de Documentação europeia, promoveram em Faro uma sessão comemorativa, que contou com as participações do Professor Adriano Moreira, da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves, do presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, do Reitor da UALG, António Branco e do Prof. António Covas da UAlg.
Consulte aqui a intervenção de Adriano Moreira (brevemente). Veja aqui fotos.
No final da tarde foi inaugurada na CCDR Algarve, a exposição “Europa 60 anos depois. A vida na arte”, promovida pelo Europe Direct Algarve, que reuniu trabalhos de alunos de mobilidade da faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, obras que revelam o que é viver, estudar e criar, no contexto proporcionado pela adesão à União Europeia, diferentes olhares perante uma mesma realidade: infância, velhice, identidade, género, empatia, partilha, conectividade, transformação, tempo. Olhares de que sobressaem três valores basilares: paz, liberdade e diversidade, comuns à arte e à vida na Europa.
A exposição que pretende celebrar os 60 anos da Europa e assinalar os 30 anos do Programa ERASMUS está patente ao público de 27 de março a 30 de abril entre as 10h00 – 18.00 e a entrada é grátis. Visitas guiadas sob marcação para europedirect@ccdr-alg.pt.