A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, o Europe Direct Algarve, o Programa Regional do Algarve e o Município de Aljezur celebram este ano em conjunto o Dia da Europa com atividades para todos ao longo do mês de Maio.
Neste contexto, a CCDR Algarve e o Europe Direct apoiam a sessão escolar do Concerto da Europa, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, que apresenta a Lenda da Europa numa micro-ópera agendada para dia 19 de maio, pelas 15h00, no Teatro Lethes, que já está esgotada, sendo que metade da sala foi preenchida por alunos do 9.º ano de Aljezur e Alcoutim, dois Municípios do interior da Região.
Morrem os últimos acordes de uma pungente “Metamorphosen” de Richard Strauss. Os músicos, que também são o coro, trocam as suas posições de instrumentistas com as de coralistas (entenda-se: ao gosto grego). As personagens – Europa e Zeus – refletem essa condição personalizada: Zeus, doce, envolvente, hipócrita em contraste com uma Europa firme, com determinação e convicção, afinal uma prisioneira (em si) à procura de libertação. Europa contrapõe-se a Zeus, que um dia a raptou e lhe ditou a sorte. E no diálogo entre os dois ficam as pétalas espezinhadas que somos todos nós, europeus, herdeiros doridos de um mito que teima em resistir.
Dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira (antigo maestro da Orquestra Clássica do Algarve), a Orquestra Filarmónica Portuguesa apresenta em estreia mundial uma peça musical de Sara Ross, com texto de Alexandre Honrado, interpretada pelo narrador/barítono Miguel Maduro Dias e pela soprano Ana Maria Pinto.
Esta promoção da ACTA tem ainda sessões agendadas para sexta, 19 de maio, e sábado, 20 de maio, ambas pelas 21h30.
Informações sobre o #DiadaEuropa no Algarve: Europe Direct Algarve | Facebook.