O programa prolonga-se na parte da tarde e inclui a apresentação de casos práticos, com contributos sobre turismo activo nas vertentes do turismo náutico e de natureza, do turismo cultural ou do turismo de congressos e eventos, onde serão apresentadas iniciativas em curso na região a cargo da ExpoArade, Portimar, Formosamar e os projectos Rota da Cortiça, Via Algarviana, Culturalgarve, entre outros.

Recorde-se que no âmbito do 6º Fórum Europeu de Turismo, que decorreu em Outubro de 2007, foi apresentada a «Agenda para um Turismo Europeu Sustentável e Competitivo». Este programa de acção da Comissão Europeia defende que “ao integrar a questão da sustentabilidade nas suas actividades, as entidades ligadas ao sector do turismo poderão proteger as vantagens competitivas que fazem da Europa o destino turístico mais atractivo do mundo: a sua diversidade intrínseca, a sua variedade de paisagens e culturas”.

Um ano depois é tempo de analisar os desafios colocados por este plano europeu à oferta turística regional. Neste âmbito, o seminário terá um painel dedicado a estratégias de competitividade e sustentabilidade para o turismo, com a participação de especialistas ligados ao sector, nomeadamente da empresa Roland Berger, que desenvolveu a versão final do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT).

O Seminário é organizado pela rede Enterprise Europe Network (EENetwork) um serviço de informação dirigido a empresas sediado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

2008-11-10