Notícias

Transporte Aéreo e Turismo apresentado na CCDR Algarve

 A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e o Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve 2020 ) organizaram dia 4 de abril, em Faro,  no âmbito da RIS3 Estratégia de Crescimento Inteligente, uma das prioridades definidas pela União Europeia para o período de programação 2014 – 2020, uma conferência subordinada ao tema “ Turismo e Transporte Aéreo na Era do Conhecimento”. 

Consulte aqui as apresentações.

O encontro contou com a apresentação do Relatório sobre Turismo e Transporte Aéreo em Portugal, as intervenções do diretor do Aeroporto Internacional de Faro, do Turismo de Portugal, do presidente da Região de Turismo do Algarve e as participações de responsáveis que partilharam as suas experiências de hotelaria, imobiliária,  distribuição e turismo;

As novas rotas; o planeamento e a atractividade do destino; a articulação entre o transporte aéreo e a procura turística; o comportamento do consumidor; as campanhas com o objectivo de venda;  a hospitalidade; a cultura; a animação e a motivação para atrair turistas; a segurança, os serviços de saúde e as ações de formação; as novas tecnologias de informação no negócio;  o trade marketing,  o business intelligence e o dinamic pricing, foram abordados.

A tónica comum foi a preocupação com a gestão sustentável do destino turístico aproveitando a conjuntura favorável mas não descurando as questões estruturais .

Para Francisco Serra, o  presidente da CCDR Algarve e gestor do CRESC Algarve 2020, «a realização deste encontro foi um desafio promissor. A Estratégia Regional de Especialização Inteligente RIS 3 da Região do Algarve define as prioridades estratégicas para este período de Programação. Nesse âmbito foi criado o CIRA – Conselho de Inovação da Região do Algarve e neste conselho foram criados grupos de trabalho que pretendem contribuir para melhor alcançar os objectivos contratualizados com a União Europeia para concretizar as estratégias de modo a que os recursos financeiros postos à disposição da região sejam bem aproveitados ».