Dos 20 projetos aprovados, 12 são do Eixo 1 (Fomento da Competitividade e Promoção do Emprego) e 8 do Eixo 2 (Ambiente, Património e Prevenção de Riscos).

Para a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (EUROAAA), foram aprovados 4 projetos:

GERITRANSA: Gestão de Riscos Transfronteiriços - pretende desenvolver ações destinadas a estabelecer uma base de conhecimento mútuo e comunicações eficazes para fazer frente a contingências sanitárias criadas por catástrofes ambientais, incidentes com múltiplas vítimas e alertas de saúde. Este projecto é coordenado pela Empresa Pública de Emergências Sanitárias da Junta da Andaluzia e tem parceria com o INEM.

ODYSSEA: Desenvolvimento e Dinamização dos recursos Náuticos e Fluviais - pretende implementar um modelo europeu inovador de desenvolvimento territorial socioeconómico entre os atores locais públicos e privados para melhor valorizar e dinamizar os recursos turísticos, náuticos, culturais e o património das cidades portuárias y fluviais. As entidades parceiras são a Consejeria do Turismo e comércio da Junta da Andaluzia (Coordenador do projecto), e as Câmaras de Grândola e de Silves.

RUTA CECE: Rota de Cooperação Territorial e de Comércio Eletrónico - pretende incentivar a plena integração das empresas da Sociedade da informação (S.I.) de ambos lados da fronteira, promovendo o incremento do tecido empresarial diversificado e sustentável através de uma estreita colaboração transfronteiriça e impulsionando o cooperativismo Algarve-Huelva como medida de demonstração efetiva para o aproveitamento de sinergias, oportunidades de negócio, criação de emprego e o associativismo como via de crescimento económico sustentado e sustentável. A entidade coordenadora deste projecto é a Câmara Municipal de Palma del Condado, em parceria com as Câmaras de Ayamonte, Lepe, Faro e as Associações UATAE, MITA ONG e a CEAL.

TRADE II: Sistema de Observação INTERREG RADAR para Proteção do Meio Ambiente - pretende dotar a região de uma infraestrutura tecnológica de prevenção dos riscos existentes e ao mesmo tempo melhorar de forma substancial a gestão do litoral, na prevenção destes riscos e também na distribuição de informação sobre o estado do mar em tempo real ao cidadão comum, de forma semelhante à da distribuição da previsão meteorológica, sendo esta de interesse para a navegação de recreio, pesca e segurança balnear. É um projecto coordenado pelo Instituto Hidrográfico Português e tem parceria com a Agencia de Portos da Junta da Andaluzia.


Maia informação e listagens em: www.poctep.eu e em www.euroaaa.eu 
2013-08-27