As compras de bens e serviços transfronteiriças através da Internet e a perspetiva do seu crescimento continuado, constituem uma área importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de meios de resolução alternativa de conflitos de consumo por meios eletrónicos igualmente simples, rápidos e pouco onerosos, foi uma das conclusões do Seminário "O Consumidor Turista na Era Digital" que .decorreu a 7  de novembro em Faro,  numa iniciativa dos serviços Enterprise Europe Network e  Centro Europe Direct, em colaboração com o CEC - Centro Europeu do Consumidor.

Para dar resposta aos desafios da crescente dimensão digital do mercado interno da U.E., foi criada a plataforma europeia de litígios em linha (RLL).

O funcionamento destes meios de resolução de conflitos de consumo assenta na disponibilização da plataforma eletrónica que operacionaliza o contacto entre consumidores e comerciantes para a procura de um entendimento satisfatório com intervenção de Centros de Arbitragem de Conflitos.

O evento incluiu um período de debate e mobilizou empresários, profissionais do turismo, agendes de viagens e técnicos de organizações que lidam com questões da cidadania e consumo.

Visite a plataforma pública europeia através da página do Centro Europeu do Consumidor.

Programa e apresentações dos oradores.

Para mais informações contacte com o Enterprise Europe Network, através do telef. 289 895 270 | een-portugal@ccdr-alg.pt

2016-11-08