
Programa
Abertura
- José Apolinário, Presidente do Conselho Diretivo da CCDR Algarve I.P.
Enquadramento
A "Digitalização e TIC" no âmbito da governança da especialização inteligente regional, como forma de promoção do potencial de conhecimento e inovação em tecnologias digitais na universidade e o impacto da inteligência artificial no contexto económico e social da região.
- Lurdes Carvalho, Diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional - PDF
- João Rodrigues, Vice-Reitor da Universidade do Algarve - PDF
- João Dias, Universidade do Algarve - PDF
Painel 1: Territórios Inteligentes e Planeamento Urbano Digital
A integração de tecnologias digitais no planeamento urbano, na gestão de verticais e respetivos serviços promovem cidades/territórios eficientes bem como um desenvolvimento sustentável que pode melhorar a qualidade de vida de residentes e visitantes.
- "Territórios Inteligentes", Miguel Castro Neto, NOVAIMS - Vídeo
- "Plataforma Digital de Gestão do Ciclo da Água", Márcia Fonseca, Joel Guerreiro, Município de Lagos
Serão solicitados contributos aos participantes (5min): apresentar um Projeto ou um desafio para a região
Painel 2: Tecnologias Digitais Inovadoras nos Domínios EREI Algarve
Perante desafios prementes do nosso tempo, tecnologias digitais tais como big data, inteligência artificial, IoT e Blockchain, têm o potencial de impactar beneficamente todos os setores de atividade, numa aplicação transversal aos dominios prioritários e complementares da estrategia de especialização inteligente da região.
- "Desafios e Oportunidades para as Tecnologias de Informação na Região Algarvia", Joaquim Nascimento, Algarve Evolution
- "Ecossistema digital regional: infraestrutura, financiamento e internacionalização", Adelino Venturinha, Degun
Serão solicitados contributos aos participantes (5min): apresentar um Projeto ou um desafio para a região
Conclusões e encerramento