Notícias

Ministro do Ambiente preside à Comissão de Aconselhamento Estratégico do PO Algarve 21

O encontro serviu para apresentar um ponto de situação da execução nacional do QREN e, em especial avaliação a implementação do PO Algarve 21, perspectivando a programação de novos concursos até ao final de 2009.

Nesta reunião foram também apresentados, pela primeira vez, aos membros da Comissão de Aconselhamento Estratégico, os resultados dos trabalhos dos Centros de Observação das Dinâmicas Regionais, órgãos dos Programas Operacionais responsáveis pelas actividades técnicas adequadas a assegurar a reflexão e a interacção institucional sobre os processos e as dinâmicas regionais de desenvolvimento económico, social e territorial.

Esta reunião teve uma especial importância num momento em que em Portugal estão em execução três «pacotes» financeiros com co-financiamento comunitário associado à política de coesão: o QCA III (que encerra em 30 de Junho de 2009); o Fundo de Coesão II (que encerra em 31 de Dezembro de 2010); e o QREN (que encerra em 31 de Dezembro de 2015).

Por último refira-se que até 31 de Março último, na Região Algarve os diversos programas do QREN já aprovaram 582 candidaturas, representando um investimento total de 137 milhões de euros e fundos comprometidos de 77 milhões de euros. Destes o PO Algarve 21 aprovou 59 candidaturas, com um investimento total de 52 milhões de euros e fundos comprometidos de 17 milhões de euros. Por seu lado, os Programas Operacionais Temáticos do QREN (Potencial Humano e Valorização do Território) aprovaram 523 candidaturas na região para um investimento total de 85 milhões de euros e fundos comprometidos de 60 milhões de euros.

Última modificação: 
Sexta, 25 Outubro 2013