Ao longo da última década a CCDR Algarve tem-se empenhado numa política de valorização do património construído, público e privado, existente na região. Este novo livro vem na sequência de outros dois livros, a “Arquitectura no Algarve – dos primórdios à actualidade, uma leitura de síntese” e a “A Casa Popular do Algarve – espaço rural e urbano, evolução e actualidade”.
A importância do tema já era consensual entre os especialistas, mas o motivo que serviu de ponto de partida para o nascimento deste livro foi o bom acolhimento público que mereceu a recuperação do Palacete Doglioni, edifício localizado no centro histórico da cidade de Faro e recuperado pela CCDR Algarve para instalar os serviços de ordenamento da CCDR.
Estas acções são fruto de uma nova atitude, de âmbito nacional e regional, dando uma especial atenção aos valores culturais edificados, próprios e representativos da cultura deste território. De facto assiste-se, por parte das instituições responsáveis, ao desejo crescente de regeneração, de procura de uma melhor paisagem, humana e física, rural e urbana.
Nesta obra temos exemplos de obras de recuperação de equipamentos urbanos de prestígio, como teatros e pousadas, de mercados, de antigas fábricas e a diversas formas de arquitectura popular, realizadas por instituições do Estado, por Municípios, por empresas privadas e por privados.
A presente publicação dá precisamente um contributo importante: o de mostrar que desde que realizada de forma adequada – no plano técnico e em edifícios que a justifiquem – a recuperação de edifícios é aplicável a um universo amplo e, sobretudo, pode ser economicamente interessante.