O projeto PRR REVITALGARVE apresenta, no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 09h30, no Auditório do Patacão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a “Saborear o Algarve”, uma marca que vai representar a Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA).
De uso exclusivo dos membros da RPLA, a marca “Saborear o Algarve” funcionará como fator de diferenciação, afirmação e valorização dos produtos produzidos. Assume como missão garantir o acesso a produtos seguros, locais, de qualidade e produzidos através de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a preservação do território, valorização dos produtos e agentes locais e para a revitalização da economia rural local.
O lançamento servirá o propósito de reunir os produtores da região algarvia e convidá-los a aderir à Rede. Poderão requerer a adesão à RPLA todos os produtores primários e transformadores do setor alimentar do Algarve com unidade produtiva e/ou transformadora instalada na região do Algarve, que respeitem os princípios orientadores de sustentabilidade e cumpram os critérios referidos do Regulamento da Rede de Produtores Locais do Algarve.
A iniciativa será pautada por dois momentos. O primeiro momento será em auditório, com as apresentações do projeto Revitalgarve, da RPLA e da marca, articuladas e ilustradas na apresentação do projeto-piloto de valorização da carne de ovinos de raça churra algarvia. Num segundo momento, o evento transporta-se para o “Espaço Saborear o Algarve”, onde haverá uma demonstração de produtos e produtores da região com provas gastronómicas, distribuídos por áreas temáticas – o prado, a horta, o pomar, a origem e à mesa.
A constituição da Rede de Produtores Locais do Algarve e a Marca “Saborear o Algarve” pretendem ser um contributo para a afirmação da agricultura local como ativo estratégico da região.
Confirme a sua presença no evento, preenchendo o formulário de inscrição.
Sobre o projeto Revitalgarve:
O projeto REVITALGARVE - Revitalização de zonas rurais do Algarve: resiliência e inovação na criação de sistemas alimentares territoriais é um projeto inovador, que pretende criar um modelo de organização do Sistema Alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) e no consumo local dos produtos com origem nesta Rede.
O projeto é promovido por uma ampla parceria, liderada pela Universidade do Algarve, constituída por: Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, Associação In Loco, Associação Terras do Baixo Guadiana - ATBG, Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana - Cumeadas, Comissão de Coordenação da Região do Algarve, Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica - DGADR/CCDM, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António - EHTVRSA, Sociedade Agrícola e Industrial do Algarve - SAIA, Sociedade Agrícola Vargas Madeira e Vicentina – SAVM, Associação Para o Desenvolvimento do Sudoeste. O Projeto é financiado pelo PRR.
Consulte o programa.
Mais informação em www.revitalgarve.pt.