Além do secretário-geral do Comité de Investimento do JESSICA responsável pelo Fundo em Portugal, Dr. Nuno Vitorino, estarão também presentes no encontro o presidente da CCDR Algarve e gestor do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21), Engº David Santos e o representante da entidade gestora do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Algarve, Dr. Carlos Abade do Turismo de Portugal.
As entidades apresentarão os produtos financeiros a disponibilizar a potenciais promotores, mediante avaliação dos projectos de requalificação urbana candidatos a financiamento, procurando alavancar investimento privado e público.
A iniciativa JESSICA foi lançada pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, e visa apoiar os estados membros na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana.
Em Portugal, o Fundo JESSICA disponibiliza 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 335 milhões de euros.
O Fundo de Desenvolvimento Urbano do Algarve foi constituído com verbas provenientes do PO Algarve 21 e com verbas próprias do Turismo de Portugal em partes iguais. O JESSICA no Algarve conta já com uma operação aprovada e com várias intenções de candidatura em apreciação.
Mais informações e apresentações da Sessão aqui.