Notícias

Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal reúne 12 candidaturas

O maior investimento no montante de cerca de 3 milhões de euros, diz respeito à navegabilidade e desassoreamento do Rio Guadiana no projecto designado por “ANDALBAGUA” . Entre outras foram também aprovadas candidaturas que visam projectos de cooperação na área da saúde, permitindo assim que portugueses e espanhóis possam usufruir de centros de saúde e cuidados médicos num ou noutro país na zona de fronteira, na inovação e infra-estruturas de valorização ambiental associadas à promoção de pequenas iniciativas empresariais, na área do turismo, cultura e desporto como seja a promoção desportiva no Baixo Guadiana, através do projecto BGDESPORTO.

No total, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entidade com assento no Comité, os 12 projectos aprovados no território do Algarve-Alentejo-Andaluzia representam cerca de 15 milhões de euros. Para Portugal e Espanha o número total de projectos aprovados pelo Comité de Gestão foi de 81.
Recorde-se que o POCTEP 2007-2013, aprovado por decisão da Comissão Europeia em Outubro de 2007, visa promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças de ambos os países Portugal e Espanha, dando continuidade à filosofia de projectos do Programa INTERREG.

Última modificação: 
Sexta, 25 Outubro 2013