Notícias

CCDR Algarve apresenta Campanha de Comunicação da Rota da Dieta Mediterrânica

Realiza-se no próximo dia 23 de julho de 2015, quarta-feira, pelas 11h00 a apresentação pública e à comunicação social da Campanha de Comunicação da Rota da Dieta Mediterrânica, no auditório da CCDR Algarve, em Faro.

Esta campanha de comunicação irá facilitar o acesso dos visitantes nacionais e estrangeiros a um rico e surpreendente conjunto de estabelecimentos, restaurantes, sítios onde a cultura, os aromas e os sabores do Mediterrânico podem ser desfrutados com garantia de genuinidade.

Muito mais do que um regime alimentar, a Dieta Mediterrânica é um estilo de vida milenar onde a convivialidade em torno da alimentação ocupa um lugar central, exprimindo os valores culturais do Mediterrâneo e a profunda relação de todo um povo com o seu território.

A excelência da Dieta Mediterrânica foi mundialmente reconhecida com a classificação, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade, sendo Tavira a comunidade portuguesa representativa dessa distinção e o Algarve a região onde os traços dessa identidade cultural mediterrânica são mais visíveis.

Nesta região, existem produtos locais, artesanato, património e restauração de excelente qualidade, intimamente ligadas à lógica e às tradições da Dieta Mediterrânica, que importa destacar e promover, criando uma oferta organizada de recursos que os visitantes nacionais e estrangeiros possam conhecer e desfrutar.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e os restantes elementos da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica estão a realizar um vasto programa de organização e dinamização da oferta de bens e serviços em torno da Dieta Mediterrânica, visando a sua proteção e salvaguarda. A Associação In loco é a entidade responsável pela organização da Rota da Dieta Mediterrânica, integrando recursos definidos de acordo com duas lógicas:

  • Ao nível de toda a região, seleção de pelo menos um elemento notável por concelho, em cada uma destas categorias: produtos locais, artesanato, património e restauração - onde a presença da Dieta Mediterrânica esteja bem patente e que estimule os visitantes a explorarem livremente o território de acordo com as suas preferências pelos recursos disponibilizados nesta rede regional.
  • Ao nível da Comunidade Representativa, Tavira, a definição de dois circuitos, um ligado ao Mar e à Costa e outro onde o Interior Rural e a Serra sejam os elementos marcantes desta experiência de descoberta da Dieta Mediterrânica.

Esta Iniciativa conta com o apoio do PO Algarve 21, Candidatura Articular para Intervir, 2.ª fase.

Para quaisquer esclarecimentos, contactar a Associação In loco: rdm@in-loco.pt | +351 289840860 | +351 968055480

Consulte aqui o Programa da Sessão.

Última modificação: 
Quarta, 29 Julho 2015