Trata-se do segundo debate que acontece no âmbito do Fórum de Discussão Regional 2012: Algarve, que visa aproximar a União Europeia dos cidadãos.
Este encontro transfronteiriço Portugal-Espanha dá continuidade a uma outra reunião que se irá realizar no dia anterior, 18 de outubro, em Huelva, Espanha.
As intervenções do painel da manhã, sobre competitividade regional sustentável, estarão a cargo de Augusto Mateus, José Félix Ribeiro e Cármen Sillero Illanes, da agência de inovação de Andaluzia. Na mesa redonda, com o mesmo tema, participarão os eurodeputados Maria da Graça Carvalho, António Correia de Campos e Inês Zuber, bem como a embaixadora de Chipre em Portugal Thalia Petrides, sob moderação do jornalista Mário Lino.
Na parte da tarde estarão sobretudo em discussão os novos caminhos para o crescimento que passam pelo Mercado Único europeu.
O Mercado Único, instituído a 1 de janeiro de 1993, contribuiu para mudar a forma como os europeus viajam, estudam e trabalham. Esta que é uma das maiores construções europeias corporiza as quatro liberdades fundamentais de circulação (mercadorias, serviços, pessoas e capitais) e fortaleceu a importância do espaço económico europeu enquanto principal potência comercial mundial.
O assinalar dos 20 anos do Mercado Único funciona não só como o balanço dos resultados alcançados, mas também como procura de meios que ajudem no progresso e melhoramento do mesmo. Neste contexto, o potencial e as oportunidades do mercado único serão debatidos no concreto, em três workshops distintos.
Após o encerramento, os participantes terão oportunidade de associar-se a visita cultural de bicicleta pela cidade de Faro.
O Centro Europe Direct do Algarve, cuja entidade de acolhimento é a CCDR-Algarve, é parceiro na organização deste evento a convite do Gabinete do Parlamento Europeu (GPE) em Portugal e da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
As inscrições são gratuitas e estão abertas.
Cartaz Programa