Notícias

9 de maio, Dia da Europa, celebrado no Baixo Guadiana

O Baixo Guadiana, mais precisamente, as localidades de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte vão ser palco das celebrações do Dia da Europa no Algarve, que se assinala a 9 de maio, uma segunda-feira, no âmbito da campanha #30anos30iniciativas.

A organização está a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, do Centro Europe Direct do Algarve, do Enterprise Europe Network e da EURORREGIÃO Alentejo-Algarve-Andaluzia e conta com a parceria da Eurocidade do Guadiana, da Associação Odiana e do Jornal do Baixo Guadiana como media partner.

Diversas iniciativas terão lugar ao longo do dia 9 de maio, de acordo com o programa divulgado, percorrendo este território nos dois países, Portugal e Espanha, tentando envolver toda a população. Este território, o Baixo Guadiana em geral e o território da Eurocidade do Guadiana em particular, tem tido, ao longo dos sucessivos quadros comunitários, o apoio de numerosos financiamentos, nomeadamente na área da Cooperação Transfronteiriça. A eleição da Bacia do Guadiana como área de intervenção estratégica deste programa para as três Regiões Transfronteiriças (Alentejo, Algarve e Andaluzia) decorre do objetivo de criar condições para a fixação e atração de população para as regiões fronteiriças, promovendo atividades económicas, sociais e ambientais sustentáveis.

Para a parte da manhã estão reservadas as cerimónias oficiais do dia, a ter lugar no Revelim de Santo António, onde, para além dos discursos dos autarcas portugueses e espanhol, do Presidente da CCDR Algarve e Gestor do CRESC ALGARVE 2020 e do Presidente da Eurocidade do Guadiana (Castro Marim), haverá lugar à participação de jovens artistas na área da música. Seguem-se as visitas a obras co-financiadas no território da Eurocidade do Guadiana, nomeadamente através de fundos de Cooperação Transfronteiriça - POCTEP e do PO Regional.

Em simultâneo, decorrerão atividades de informação e de sensibilização para a participação democrática e cidadania europeia destinadas à população escolar do básico e secundário do território. De referir que ao longo do dia a Associação Portuguesa de Ambiente vai estar a dinamizar a iniciativa «Ribeiras Partilhadas» na Bacia Hidrográfica de Odeleite.

Durante todo o dia, e em vários locais, a população vai ser convidada a «Pintar a Europa» em telas que mais tarde serão expostas na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

Período da tarde: Reflexão histórica, Debate e Arte

A parte da tarde está reservada para dois momentos distintos de reflexão e de debate.

O primeiro, «Ler a Europa» pelas 15h00 no Espaço Guadiana, em Alcoutim, promete ser um momento único na partilha viva, para quem protagonizou de um lado e de outro da fronteira, o contrabando tradicional antes da abertura das fronteiras no seio da União Europeia, impensável nas décadas de 60 e 70 do século passado. A apresentação do livro «Contrabando Tradicional no Baixo Guadiana» está a cargo do Antropólogo Social Rafael Cáceres Feria da Universidade de Olavide, em Sevilha, que tem quatro anos de investigação feita sobre a temática, precisamente, no Baixo Guadiana. O Professor António Covas, especialista em assuntos europeus, será o comentador convidado.

Pelas 17h00 a biblioteca municipal de Castro Marim receberá o debate «30 anos depois, que futuro?» o qual contará com a presença do Eng.º Luis Gomes, Presidente da C. M de Vila Real de Santo António, na qualidade de membro do Comité das Regiões, e o Ex-Deputado Europeu, agora S. E. das Pescas Dr. José Apolinário e, a confirmar, da porta-voz do Parlamento da Andaluzia na Comissão de Assuntos Europeus. Pretende-se aqui fazer uma reflexão conjunta que permita uma posição critico-construtiva desta Europa e do seu/nosso futuro.

O dia 9 de maio, Dia da Europa, encerra com arte. Pelas 18h30 a Casa do Sal, em Castro Marim, vai receber a inauguração de três exposições: «Eurocidade do Guadiana: 3 anos de iniciativas», «Pintar Europa - Art in Progress» e «Cana e Luz por Vilma André».

Campanha #30anos30iniciativas comemora 30 anos de Portugal e Espanha na Europa

A CCDR Algarve, as Redes Europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network aí hospedadas, e o Jornal do Baixo Guadiana, lançaram para 2016 a campanha #30anos30iniciativas, no âmbito da comemoração do 30.º aniversário da Adesão de Portugal e Espanha à União Europeia. Esta iniciativa conta com o apoio da Associação Odiana e da Eurocidade do Guadiana. O Dia da Europa, o ponto alto desta campanha, já levou a cabo diversas atividades de índole variada de um lado e outro da fronteira. Até ao final do ano diversas outras iniciativas estão já programadas.

Conheça melhor esta campanha através das redes sociais. Siga o nosso hashtag #30anos30iniciativas e a página de facebook em constante atualização.

Consulte aqui o Programa 9 de maio, Dia da Europa.
Cartaz