Os depósitos ilegais com veículos em fim de vida, compostos por materiais perigosos como plásticos, borrachas ou metais, não cumprem normalmente os requisitos para a salvaguarda do ambiente e para evitar a contaminação dos solos.

Consciente do problema, o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional desenvolveram uma campanha para a limpeza desses espaços ilegais que arrancou em 2008.  Na região do Algarve as acções foram coordenadas pelos Serviços de Ambiente desta CCDR Algarve.

Para evidenciar os resultados finais, em paralelo com a realização do evento a CCDR Algarve convida o público a olhar para exertos das intervenções realizadas entre 2008 e 2011, na exposição fotográfica “Limpando o Algarve – sucatas: antes e depois”, que abre dia 2 de Junho e fica patente até 31 de Julho.

No período da tarde o programa da Semana do Ambiente prossegue com um workshop organizado pela iniciativa Construção Sustentável subordinado ao tema Cidades Inteligentes (Prosperidade Renovável), onde serão abordados a eficiência energético ambiental do meio edificado, a descentralização da transformação de recursos renováveis, as redes inteligentes e a capacidade de armazenamento descentralizado de recursos à escala urbana, entre outros. 

A exposição fotográfica tem entrada livre e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h - 18h, na sala de Exposições da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, 2, Baixa de Faro. 

O evento conta com os apoios do PO Algarve 21, do QREN Quadro de Referência Estratégico Nacional, da Rede Enterprise Europe Network sediada na CCDR Algarve, da Construção Sustentável e parceiros. 

A participação é gratuita e as inscrições nos workshops são obrigatórias.

2011-05-19