O Conselho Diretivo da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento (CCDR) do Algarve, I.P., partilha e felicita publicamente a Universidade do Algarve pela decisão da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de acreditação por mais seis anos do Plano Estratégico da Universidade do Algarve, uma avaliação positiva que dá especial destaque ao contributo do curso de Medicina.
Juntos, o Algarve avança, sendo inteiramente justo destacar o excelente trabalho de parceria com a Região desenvolvido pela Universidade do Algarve (UALG), sob a liderança do Reitor, Professor Doutor Paulo Águas, da sua equipa reitoral e toda a equipa de docentes, investigadores e colaboradores da UALG. Destacar igualmente o importante papel das diversas entidades da Região, os serviços desconcentrados do Estado, os Municípios do Algarve, designadamente no cofinanciamento de mais vagas no Curso de Medicina, nas parcerias com a Universidade e na dinamização da qualificação e formação de recursos humanos.
A Universidade do Algarve é a mais importante instituição da Região do Algarve.
A estratégia institucional da UALG privilegia a internacionalização do ensino, da investigação e da transferência de conhecimento, o posicionamento internacional da Universidade, o que lhe permitiu obter uma classificação elevada na categoria "international outlook" do Times Higher 2022, entre as universidades portuguesas, com base na percentagem de estudantes e professores estrangeiros e no número de coautorais internacionais.
Existem vários programas conjuntos Erasmus em curso (oito) e é de destacar o compromisso institucional para encorajar os estudantes brasileiros a estudar na UALG, bem como para desenvolver o ensino da língua inglesa para encorajar mais estudantes internacionais de países não-lusófonos. A UALG integra a Aliança Europeia de Universidades SEA-EU valorizando a sua localização geográfica e a aposta em estudos relacionados com o Mar e seus recursos.
A estratégia implementada para a promoção do sucesso escolar permitiu que em 2021/2022, comparativamente a 2016/2017, se verificasse um aumento da taxa de diplomados em 14%.
O aumento do número de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), conjugado com a redução do abandono nos CTeSP, foi de 17%, sendo que o abandono ao nível do 1.º ciclo e mestrado integrado se manteve nos 11%. Estes resultados, conjugados com o aumento ocorrido no número de ingressos, resultou num aumento do número total de diplomados de 1.261 para 1.830 (+45%).
Na educação, destaque ainda para o contrato-programa UALG-MCTES “Ampliar e modernizar o ensino da medicina e da medicina clínica e investigação biomédica na UALG", com a participação de todos os Municípios algarvios. Este programa envolve também relações com empresas e organizações sem fins lucrativos e tem três laboratórios colaborativos que levaram a novos protocolos ativos com organizações regionais, públicas e entidades privadas.
Os Fundos Europeus geridos no Algarve, sob a responsabilidade de estrutura de missão integrada na CCDR ALGARVE, são instrumento essencial para o salto qualitativo e de mérito da Universidade do Algarve agora reconhecido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
No Programa Regional ALGARVE 2030 esta prioridade será ainda mais reforçada, com foco na qualificação das pessoas, na inovação, na transferência de conhecimento, destacando ainda mais o contributo da Universidade do Algarve para o desenvolvimento regional.
No Algarve também se faz bem e a Universidade do Algarve é um excelente exemplo.
O Conselho Diretivo da CCDR Algarve