Notícias

Sessão de Faro debate o Ordenamento do Território

O Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), vai ser debatido esta próxima 4ª feira, dia 14 de Junho, pelas 14h30 no auditório da CCDR Algarve, em Faro, numa sessão que conta com a presença do Ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia na abertura, do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, e de destacados líderes e especialistas.

A proposta do PNPOT, aprovada pelo Conselho de Ministros em Março, encontra-se em discussão pública de 17 de Maio a 9 de Agosto e está disponível para consulta nas instalações da CCDR Algarve, na Rua José de Matos nº. 13, em Faro e no site da DGTDU – Direcção Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, em www.territorioportugal.pt.

O PNPOT é um documento que enquadra as políticas e instrumentos de gestão do território, contemplando as orientações fundamentais de um modelo de organização espacial que terá em conta o sistema urbano, as redes, as infra-estruturas e os equipamentos de interesse, bem como as áreas de interesse nacional em termos agrícolas, ambientais e patrimoniais.

O Programa é também decisivo para definir as diversas intervenções com impacte territorial relevante, incluindo as que venham a ser consideradas no âmbito dos fundos comunitários para o período 2007 – 2013.

O debate de Faro dá continuidade a outros recentemente realizados em Lisboa e no Porto, é dirigido a políticos, empresários, urbanistas, técnicos, ambientalistas, comunidade académica e a toda a população interessada. O acesso é livre, sujeito a inscrição obrigatória até 12 de Junho.

Para inscrições e consulta do programa clique aqui.