Segundo um estudo recente do INOBARÓMETRO , que mede a performance dos países em termos de inovação, Portugal está a "meio da tabela caracterizado entre os inovadores "moderados".
Ontem a Comissão Europeia divulgou os resultados para 2016 do Quadro Europeu de Inovação, do Quadro de Inovação Regional e do inobarómetro: Innovation performance compared: How innovative is your country?. As principais conclusões desta análise comparada apontam para uma aproximação em relação ao Japão e USA, continuando a Suécia a liderar em termos europeus como o mais inovador. Destaque para a Letónia que regista o mais rápido crescimento em termos de inovação.
Segundo o comissário Carlos Moedas, os países e as regiões líderes do estudo apoiam a inovação através do investimento em diferentes setores, sendo que a Comissão Europeia contribuiu promovendo a inovação nos domínios políticos. Segundo Carlos Moedas, está ainda a ser melhorado o acesso ao financiamento privado através do Plano de Financiamento para a Europa.
O Emprego, Crescimento e Investimento são a primeira das 10 prioridades da Comissão juncker para 2016 e o plano de investimento #InvestEU uma das medidas mais popular nesta prioridade que prevê o investimento de mais de 300 mil milhões de euros de fundos públicos e privados até 2017.