Os 16 jovens voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade vêm da Áustria, da França, da Grécia, da Hungria, de Portugal e de Espanha e participam no projeto «Juventude Europeia para Núrsia», liderado pela organização italiana «Kora» — irão ajudar a reconstruir os edifícios históricos fortemente danificados pelos sismos, designadamente a Basílica de São Bento e o Mosteiro dos Beneditinos. Além disso, colaborarão com os jovens e os idosos de Núrsia na organização de seminários, de atividades ao ar livre e de eventos culturais.

Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, a Cultura, a Juventude e o Desporto, afirmou: «Menos de um ano após o Presidente Juncker ter anunciado a ideia da sua criação, o Corpo Europeu de Solidariedade está já operacional, prestando auxílio às pessoas que dele necessitam. ... estes jovens estão também a construir uma ponte entre o passado da Europa e o seu futuro, um importante contributo para o próximo Ano Europeu do Património Cultural».

Desde o seu lançamento em 7 de dezembro de 2016, mais de 34 mil jovens aderiram ao Corpo Europeu de Solidariedade. Em março de 2017, foi dado início à identificação das organizações; desde então, cerca de 15 000 participantes foram contactados, dos quais 700 foram aceites. O objetivo consiste em obter a participação de 100 000 jovens no Corpo Europeu de Solidariedade até 2020.

Em 30 de maio de 2017, a Comissão apresentou uma proposta para alicerçar o Corpo Europeu de Solidariedade, dotando-o de um orçamento de 341 500 000 de EUR para o período de 2018-2020 e de uma base jurídica específica. A Comissão propôs ainda alargar o campo das oportunidades para os jovens. No futuro, para além de ofertas de voluntariado, estágios e empregos, o Corpo Europeu de Solidariedade dará também aos participantes a possibilidade de lançarem projetos de solidariedade próprios ou de se empenharem em atividades de voluntariado no âmbito de um grupo. A proposta de projeto de regulamento deve agora ser adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, antes de poder entrar em vigor.

# EUSolidarityCorps

Notícias
2017-08-18