A União Europeia (UE) está empenhada na segurança dos trabalhadores humanitários. Todos os anos, a UE comemora o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, juntando a sua voz à campanha mundial que presta homenagem aos trabalhadores humanitários que, dia após dia, arriscam as suas vidas para salvar as de outros. O Dia Mundial da Ajuda Humanitária assinala o aniversário do atentado à bomba perpetrado em 2003 contra a sede das Nações Unidas em Bagdade, no Iraque, no qual perderam a vida 22 trabalhadores humanitários.
A Alta Representante/Vice-Presidente, Federica Mogherini, e o Comissário Christos Stylianides fizeram a seguinte declaração:
«...Em vésperas do Dia Mundial da Ajuda Humanitária, prestamos homenagem e honramos todos aqueles que arriscam as suas vidas para prestar assistência às vítimas das guerras e das catástrofes naturais em todo o mundo. Louvamos a coragem de todos os homens e mulheres que continuam a trabalhar de forma altruísta em benefício de terceiros.
Só em 2016, a UE mobilizou 2,1 mil milhões de EUR para ajudar mais de 120 milhões de pessoas em mais de 80 países em todo o mundo. Trata-se do maior orçamento jamais consagrado pela UE à ajuda humanitária para prestar ajuda às pessoas mais necessitadas, quer tenham sido vítimas de crises graves e de grande escala na Síria, no Iémen, no Sudão do Sul ou na região do Lago Chade, ou de catástrofes naturais, como o fenómeno El Niño, o ciclone tropical Winston nas Fiji, a seca na Papua-Nova Guiné, ou o terramoto no Equador.
A UE contribui para o respeito e o cumprimento do direito internacional humanitário à escala mundial através de ações de sensibilização e de medidas estratégicas, como o diálogo, declarações e iniciativas, bem como através de financiamentos destinados a garantir o acesso à ajuda humanitária.
+ INFO
Sítio Web da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária (ECHO) da CE