O Dia da Europa, 9 de maio, assinala o fim da Segunda Grande Guerra e é a data em que é proferida a Declaração de Robert Schuman (fotos de arquivo aqui) que partilhou a sua visão para uma Europa unida em 1957: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam (…) "A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto".
Atualmente designada União Europeia, teve por precursoras a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951, que abriu o caminho para a Comunidade Económica Europeia (CEE), na sequência da assinatura dos Tratados de Roma (Tratado Constitutivo da CEE e Tratado Constitutivo da Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), assinados em 25 de março de 1957 pela Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo e que completam em 2017 60 anos.
O Dia da Europa, celebrado pela primeira vez em 1986 e inicialmente dirigido às comunidades escolares, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.
As celebrações em Portugal contam com a presença do Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. Os vários eventos incluem a 5.ª edição da Bolsa do Empreendedorismo, o anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa e um concerto nos seis órgãos da Basílica de Mafra.
Os Centros Europe Direct ao longo do país propoêm também para este dia programas de celebração locais.
#Europeday #EU60 #futureofeurope #Aeuropapertodemim