Data

A Casa das Artes, em Tavira, recebe a 16 de Fevereiro, um dos quatro debates que, em vários locais do país, no mesmo dia e hora, a Acesso Cultura vai promover sobre o tema «Nós e os Outros: a Cultura na Crise dos refugiados".

Além da Casa das Artes, em Tavira, o debate vai ainda acontecer em Évora (Livraria Fonte de Letras), Lisboa (Casa Fernando Pessoa) e Porto (Museu Nacional Soares dos Reis), sempre com começo marcado para as 18h30 e entrada livre.

Em Tavira, o debate terá como intervenientes Ana Borges, coreógrafa, membro da Corpodehoje, João Ventura, diretor do Teatro Municipal de Portimão, e Paula Ferreira, diretora da Biblioteca Municipal de Tavira, sendo moderado por Tela Leão, programadora cultural.

«A crise dos refugiados está muito presente hoje na Europa, mas também nos restantes continentes. Tornou-se óbvio que a União Europeia tem dificuldades em criar consenso em relação à forma de gerir esta situação e em estruturar um plano de ação. Ao mesmo tempo, as medidas recentemente tomadas por alguns governos indicam um endurecimento das posições, que em alguns casos vem reforçar os estereótipos em relação ao “Outro” e à ameaça que ele representa para a sociedade e a cultura europeia», salienta a Acesso Cultura.

Qual é o papel das instituições culturais neste contexto? A crise dos refugiados, os seus contornos, as questões que levanta para a sociedade são assuntos que dizem respeito ao setor cultural ou estão fora do seu âmbito de ação e das suas prioridades? Ao decidir envolver-se, de que forma uma instituição cultural poderá ou deverá proceder? Que cuidados deverá ter? Que objetivos? Estas serão algumas das questões em debate.

+ INFO

Eventos
2016-03-07