É pelo menos essa a convicção do arquitecto Jorge Gonçalves Coelho, ligado à coordenação operacional do projecto. “Pensamos ter uma grande parte da ecovia disponível durante os próximos meses”, acredita aquele técnico.

A implementação da Ecovia do Litoral, embora demorada, está em curso, havendo já uma boa parte da população em determinados concelhos que usufrui dos troços mais adiantados para realizar passeios a pé e de bicicleta. É o caso de Tavira, município onde a ecovia está praticamente concluída. As obras iniciaram-se no decorrer do segundo semestre de 2006 e, desde então, foi possível terminar as intervenções ao nível dos pavimentos. “Está em curso a conclusão da sinalização e da travessia de uma das duas ribeiras, a do Almargem”, refere Jorge Gonçalves. A outra travessia sobre a ribeira dos Mosqueiros já está pronta. Na expectativa daquele elemento ligado à coordenação do projecto, “em Tavira tudo estará pronto no final do primeiro trimeste de 2007 “.

Lagoa e Silves são outros dois casos em que a ecovia está mais adiantada. A conclusão da empreitada está igualmente prevista para os primeiros meses de 2007. A obra no município de Silves é considerada “emblemática”, sobretudo, destaca Jorge Gonçalves, “o troço junto à Lagoa dos Salgados”.

Num segundo grupo estão três concelhos. Em Vila do Bispo, uma vez que se trata de uma empreitada de concepção/construção, a qual compreende uma primeira fase de projecto, “as coisas devem começar a andar dentro de em breve”, garante aquele responsável. Em Albufeira e Loulé as obras devem arrancar em breve. E em fase adiantada do procedimento de adjudicação da empreitada encontram-se os municípios de Faro, Vila Real de S. António e Castro Marim. Espera-se que, em breve, o projecto possa arrancar também nos concelhos de Lagos, Portimão e Olhão.

Mesmo com alguns atrasos, a verdade é que desde finais de 2001, quando se iniciaram os primeiros estudos para a implementação de ciclovias no Algarve, foi percorrido até agora um longo caminho. Pensado inicialmente como projecto-piloto dentro da área do Parque Natural da Ria Formosa, a Ecovia do Litoral , passou a desiderato multi-municipal, ligando o Algarve de ponta-a-ponta numa extensão de 214 quilómetros.

O entusiasmo depositado no projecto permite encarar a ecovia como um importante contributo para a procura de novas soluções de mobilidade que concorram para a adopção de um modelo regional mais sustentável.

A Ecovia do Algarve é um projecto financiado pelo PROAlgarve, pelo PIPITAL e iniciativa comunitária Interreg III A.
2007-01-22