A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., em parceria com várias entidades, promoveu colóquio intitulado “Algarve: Património Cultural, Dieta Mediterrânica e Território”, na FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa.
Realizada desde 1980, a FATACIL é considerada um evento pioneiro neste domínio, congregando mais de 700 expositores públicos e privados e foi o lugar escolhido para concretizar esta iniciativa de promoção da #Cultura e do #Património Cultural, assente na valorização das práticas tradicionais e dos produtos agroalimentares do Algarve, os quais estarão em evidência do debate moderado pela jornalista Elisabete Rodrigues, diretora do jornal SUL INFORMAÇÃO.
Com especial incidência nos domínios do Turismo Criativo, Artesanato e Gastronomia, Turismo industrial, Indústrias Culturais e Criativas e Enoturismo, no debate serão apresentados os projetos Algarve Craft & Food por João Amaro (Tertúlia Algarvia), Conserveira do Arade – Saboreal por Vicent Jonckheer, Magallanes_ICC por Susana Martins (QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade) e Morgado do Quintão por Filipe de Vasconcellos.
A sessão foi encerrada por José Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Lagoa e da Assembleia Intermunicipal do Algarve, André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve, e José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e do Programa Regional ALGARVE 2030, e Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa