Notícias

Comitiva Checa troca experiências com Algarve

Mais de uma dezena de Boas Práticas algarvias foram apresentadas a uma Comitiva Checa que, entre os passados dias 22 e 26 de Maio, percorreu o Algarve numa intensiva visita de estudo, co-organizada por dois membros da Rede Europeia de Euro Info Centres - Pardubice e Algarve.

O serviço de informação europeia da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Euro Info Centre Algarve, assegurou uma agenda específica que permitiu a troca efectiva de experiências em diversos domínios do desenvolvimento regional, considerada, pelos representantes da autoridade regional e Agência de Desenvolvimento Regional da Região de Pardubice, República Checa, como uma mais valia importante para o planeamento e definição de prioridades nas acções e investimentos, ligados ao Desenvolvimento Regional, Infra-estruturas, Ambiente, Transportes, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Inovação, Turismo, e Formação, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio.

A visita de estudo que integrou uma comitiva de 14 altos representantes e responsáveis pelas principais áreas de projectos de desenvolvimento regional, de Pardubice, foi realizada em estreita colaboração com diversos organismos públicos, entidades oficiais, associações empresariais e sector privado do Algarve, tendo cabido à CCDR Algarve, à AMAL e à Câmara Municipal de Faro, as honras da casa, com a apresentação das áreas prioritárias de apoio ao desenvolvimento regional e processamento local dos Fundos Estruturais Europeus, no contexto dos diferentes organismos.

A formação profissional e a criação de empresas, o apoio ao empreendedorismo e à inovação, a simplificação das formalidades de criação e registo "empresa na hora", estiveram em foco, nas visitas realizadas ao CACE, NERA e Centro de Formalidades de Empresas (CFE), na Zona Industrial de Loulé. No mesmo concelho, foram vistos à lupa casos relevantes no sector do Turismo e visitadas boas práticas na aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental, na Marina de Vilamoura, Praia da Rocha Baixinha e Lusotur Golfes .

A Estação de Transferência e Eco-Centro de Faro-Loulé-Olhão captou o especial interesse da comitiva que, através do contacto com os modernos processos de triagem de resíduos sólidos, visualizou as bases da sustentabilidade ambiental no Algarve. Os esforços pela garantia da melhoria contínua da qualidade de vida na Região, culminaram na visita à Estação de Tratamento de Águas do Algarve, pelo exemplo que presta da gestão integrada, não só da preservação do ambiente, mas também da qualidade de serviço e segurança no trabalho.

Com este intercâmbio, o Euro Info Centre Algarve, beneficia a Região com mais um contacto privilegiado, o qual coloca ao dispor de todos os agentes económicos regionais interessados em cooperar com a República Checa.