O presidente da CCDR Algarve, Engº. David Santos congratulou-se pelo fato dos serviços do organismo que tutela terem recebido o primeiro automóvel 100% elétrico. A atribuição da viatura decorre de uma candidatura apresentada a uma fase piloto do Programa de Apoio à mobilidade eléctrica da Administração Pública (Eco-Mob), que visa a descarbonização e melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Estado.
Este automóvel ecológico é um dos 30 veículos eléctricos atribuídos em território nacional que serão utilizados por diferentes organismos do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) e do Ministério das Finanças (MF). O abate de um veículo em fim de vida em cada uma das entidades beneficiárias, foi um dos requisitos prévios na apresentação da candidatura ao Programa.
A nova viatura, alimentada por uma bateria, tem uma autonomia média de 150 quilómetros, vai circular por Faro e um pouco por todo o Algarve. Segundo David Santos a mesma permitirá conseguir "uma melhor rentabilidade e resultados efetivos ao nível da diminuição de emissões de gases com efeito de estufa e poluição ambiental e em simultaneo baixar os custos operacionais em trajectos curtos e viagens de serviço, de técnicos e colaboradores”.
O veículo está equipado com uma bateria de iões de lítio da última geração.