Notícias

Algarve identifica Prioridades 2007-2013

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve está a promover o debate acerca da estratégia de desenvolvimento a médio e a longo prazo para a região, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, um documento orientador das opções de programação financeira dos fundos comunitários entre 2007 e 20013.

Dando sequência ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a nível regional no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007 – 2013 (QREN), a CCDR Algarve convidou para mais uma ronda de debates cerca de 70 entidades regionais.

As reuniões que decorreram nas últimas semanas, serviram ainda para a CCDR Algarve, em conjunto com a equipa de consultores externos coordenada por Luís Madureira Pires, apresentar o ponto de situação dos trabalhos do QREN e os Instrumentos de Política Pública resultantes da operacionalização do documento estratégico submetido para apreciação das diferentes entidades. Estas reuniões assumiram um modelo de organização temático / sectorial e prosseguem num âmbito mais alargado, nomeadamente no plano territorial tendo em conta os eixos estratégicos e as áreas prioritárias já identificadas.

Refira-se que o QREN e o Plano Regional de Ordenamento do Território (PROTAL) assumem em simultâneo vários Programas Estratégicos identificados para a Região, dos quais se extrairão projectos chave para promover as mudanças necessárias. A título de exemplo, estão identificados como grandes projectos prioritários e consensuais: a modernização da ferrovia regional; a criação de um "metro de superfície" para as aglomerações urbanas; o reordenamento e requalificação da EN 125; a valorização e gestão da Rede Ecológica Regional; a dinamização das actividades económicas no Interior; a promoção do turismo sustentável nos territórios dos rios Arade e Guadiana, através da náutica de cruzeiros e de recreio.

Por outro lado recentemente o Governo aprovou na generalidade para discussão pública a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS), tendo por horizonte 2015. Neste contexto vai realizar-se na tarde do próximo dia 11 de Julho, no auditório da CCDR Algarve, uma sessão de carácter público, subordinada ao tema "Algarve 10 anos para uma Estratégia", presidida por Rui Baleiras, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional (SEDR) e com a participação de Carlos Zorrinho, Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa _ Plano Tecnológico.