A exposição em honra de Carlos Porfírio e da sua obra, com pinturas a óleo do artista e também cineasta, que esteve na criação do então Museu Etnográfico de Faro, é inaugurada esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, às 18h00, na sala de exposições da CCDR Algarve. Nascido a 29 de março de 1895, em Faro, Carlos Porfírio estudou na Escola de Belas Artes em Lisboa, onde conviveu com personalidades ligadas ao movimento Futurista, a chamada geração Orpheu – de que fazia parte Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros, Fernando Pessoa e outros.
Esta iniciativa está integrada na programação do ano de 2018 – Ano Europeu do Património Cultural. Registe-se ainda que 2018 tem uma importância simbólica e histórica para a Europa e o seu património cultural, uma vez que assinala um número importante de eventos, como o 100.º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial ou os 30 anos da politica de coesão.
O Centro Europe Direct Algarve/CCDR e o Museu Regional, em parceria, propôem-se organizar, nos meses de janeiro a março de 2018, sessões para exploração da obra do pintor no contexto europeu, dentro e fora de portas. Os pedidos poderão ser dirigidos para europedirect@ccdr-alg.pt.
A mostra Comissariada pelo Museu Municipal de Faro, está integrada na celebração dos 55 anos do Museu Regional do Algarve. A Mostra poderá ser visitada na sala de exposições da CCDR Algarve, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. A entrada é livre.
#EuropeForCulture