Notícias

Jovens do Algarve Alentejo e Andaluzia comemoram 30 anos da entrada de Espanha e Portugal na EU

Cerca de 120 jovens vindos das regiões Algarve, Alentejo e Andaluzia participaram no Encontro Transfronteiriço da Juventude Espanha-Portugal, realizado no dia 7 de abril de 2016, no Centro Interpretativo Andévalo, em Espanha. O encontro foi organizado pelo Centro de Informação Europeia do Provincial de Huelva (Europe Direct) com a Colaboração dos Centros Europe Direct do Algarve e de Mértola.

A oitava edição deste encontro de fronteira, que a cada ano é acolhido por um Centro Europe Direct no seu território, contou com a presença da Vice-presidente do Concelho, Maria Eugenia Lemon, na sessão de abertura, a qual saudou todos os jovens, com idades compreendidas entre 14 e 17 anos, do Algarve (Loulé), do Baixo Alentejo, de San Bartolomé de la Torre e de La Puebla de Guzman.

Durante a iniciativa, os participantes fizeram um tour pelas instalações do Centro Interpretativo Andévalo, tendo tido contacto com as diferentes raças de porcos ibérico e tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada na qual apreciaram a flora desta área da província de Huelva, semelhante ao dos territórios portugueses.

O 30º aniversário da entrada da Espanha e de Portugal na União Europeia foi o tema principal do encontro, que através de dinâmicas e atividades, os jovens trabalharam assuntos e acontecimentos das três décadas de adesão dos seus países na União Europeia. Através de trabalho em grupo, os jovens puderam avaliar, discutir e ver a evolução dos seus países, dos resultados e benefícios de pertencerem à União Europeia.