O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa será atribuído pela primeira vez pela Comissão Europeia a 9 de maio de 2017, Dia da Europa, reconhecendo peças informativas que tenham contribuído de forma notável para explicar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou das políticas da União Europeia em Portugal. Para serem admissíveis, as peças devem, entre outros requisitos, ter sido publicadas ou difundidas entre 9 de maio de 2016 e 14 de janeiro de 2017, num meio de comunicação social de língua portuguesa.
A apresentação das candidaturas para a edição de 2017 terá início a 15 de janeiro de 2017 e terminará a 28 de fevereiro do mesmo ano.
O jornalista português especializado em assuntos europeus vai inspirar o novo prémio para jornalistas e estudantes. A Representação da Comissão Europeia em Portugal adianta que o prémio é atribuído "num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus".